Cada competência vale 200 pontos, totalizando 1.000 pontos para a nota máxima. Os corretores devem avaliar se os estudantes foram capazes de:
- Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita;
- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Para aumentar a exigência, um novo item foi acrescido à avaliação da primeira competência, exigindo que o candidato demonstre “[...] excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência”.
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