sábado, 20 de julho de 2013

A transformação do papel da mulher na sociedade contemporânea

Até o século XX, altura em que ocorreu uma transformação na obstetrícia e  o controle na natalidade, as mulheres passavam grande parte de suas vidas grávidas.
  Mãe e profissional ao mesmo tempo, a mulher moderna tem que assumir várias funções sem deixar que a culpa tome conta de si mesma.
Há aproximadamente duas décadas atrás o cenário feminino no mercado de trabalho era completamente diferente do que vemos hoje.
Empresas e sociedades não facilitavam seu ingresso no mercado de trabalho e em menos inda, em cargos executivos.

LEI MARIA DA PENHA 

Conhecida como Lei Maria da Penha a lei número 11.340 decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006; dentre as várias mudanças promovidas pela lei está o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar. A lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, e já no dia seguinte o primeiro agressor foi preso, no Rio de Janeiro, após tentar estrangular a ex-esposa.
A introdução da lei diz:
Cquote1.svg
Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.


Nenhum comentário:

Postar um comentário